quarta-feira, 24 de julho de 2013

A Importância de Escolher Bons Investimentos

Bom dia, pessoal! Infelizmente ainda não consegui dar a dinâmica que prometi ao Blog. Por um lado fico feliz que algumas pessoas me cobram mais postagens, provavelmente porque encontraram alguma coisa interessante por aqui. Em minha defesa digo que prefiro não postar nada do que escrever qualquer besteira só para ocupar espaço!

Na última semana comecei um trabalho de consultoria de investimentos com uma amiga e, de acordo com o perfil dela, indiquei um primeiro fundo de investimentos como primeira opção do que poderia ser interessante para ela. 


Fiz um comparativo entre a sua aplicação atual (CDB do Banco do Brasil com rentabilidade de 84% do CDI) e o fundo em questão (Plural Capital High Yeld RF) durante um período de 13 meses para mostrar a diferença que ela sentiria no bolso.


Segue abaixo o e-mail que eu mandei com o comparativo e as conclusões.


"Bom dia, XXX! Tudo certo? 

Fiz um Estudo pra você com aquele fundo que eu te indiquei na semana passada.


Segue o link de um site chamado "Comparação de fundos" em que eu faço o comparativo do fundo em questão com o CDI (equivalente a 100% do CDB)



O período da comparação é entre 06/06/2012 e 18/07/2013, ou seja, 13 meses. Você pode ver abaixo do gráfico, no site, o seguinte resumo:



O fundo é bem conservador e sem "sustos" como você pode perceber pela evolução do gráfico. Nesse período de 13 meses o fundo rendeu 1,25% a mais do o 100% do CDI. O seu rendimento ATUAL no Banco do Brasil é de 84% do CDI, o que significa que você teria um retorno de 6,69% (84% de 8,20), ou seja, em 13 meses o fundo rendeu 2,56% A MAIS do que sua aplicação atual. Em um capital de R$90.000,00 isso equivale a R$2.304,00 (bruto), um valor considerável.

Fiz esse pequeno comparativo para ilustrar de forma mais clara como é importante buscar um incremento de rentabilidade, mesmo com perfil conservador, já que se trata de um fundo com pouca volatilidade e nível de risco extremamente controlado."

-----------------------------------

Resolvi mostrar esse caso aqui porque o objetivo do Blog é justamente tentar contribuir para a educação financeira das pessoas e escolher bem os investimentos é parte disso. O benefício do "juros sobre juros" fica evidente nesse exemplo, e a situação atual do Brasil (com pressão inflacionária e queda de rentabilidade dos investimentos clássicos de renda fixa) demanda ainda mais cuidado com os investimentos. Nós poupamos para ter mais dinheiro no longo prazo, nesse período de pouco mais de 1 ano já foi possível sentir diferença, imaginem só conseguir um incremento de rentabilidade como esse, que é perfeitamente possível, ao longo de 30 anos? Depois pretendo montar uma tabela com exemplos reais e várias simulações para ficar mais claro como um esforço para buscar melhores aplicações financeiras vale a pena!

Quem se interessar por esse ou por outros fundos ou quiser conversar sobre diferentes formas de investimento pode entrar em contato comigo pelo e-mail pedro.stancati@hotmail.com ou pelos telefones (19) 7811 9256 / (19) 8129 1900


Abraços a todos e ótimos negócios!!

3 comentários:

  1. Muito bom este site de comparação, gostei muito do recurso de gráficos 'Underwater', que nos dão uma visão bem clara do risco, um fator que ainda é subestimado pela maioria.
    Abraços, Sr.K

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, né?! Da uma visão bem clara do desempenho dos fundos comparados com outros ou com os principais benchmarks (CDI, poupança, IBOV). Obrigado pela visita!

    Abraços.

    ResponderExcluir