segunda-feira, 7 de outubro de 2013

20 Verdades sobre a Bolsa de Valores

Boa noite pessoal que acompanha o Blog!

Vamos a 3a postagem em uma semana, sinto que o Blog vai começar a andar! Tenho muitos projetos para este espaço...

Hoje é jogo rápido, eu anotei rapidamente 20 "verdades" que eu considero importantes para quem vai entrar agora na bolsa utilizando análise técnica.
São 20 verdades pensadas por mim, da forma que eu gosto de criar os posts do Blog, de maneira rápida, sem filtros, com a minha visão do mercado.
Espero que gostem.

As "minhas" 20 verdades sobre a Bolsa:

1 - não existe Setup mágico, nem aquele que seu amigo viu em um fórum prometendo centenas "por cento" ao mês;

2 - O mercado não está nem aí para o que você acha;

3 - A chance de você perder dinheiro é maior do que a chance de você ganhar;

4 - O número 3 deixa de ser verdade se você levar a Bolsa a sério;

5 - Fuja dos Gurus, a chance deles sequer operarem é grande;

6 - A Bolsa é o melhor investimento do mundo;

7 - A bolsa é o pior investimento do mundo;

8 - O número 7 deixa de ser verdade se você levar a Bolsa a sério;

9 - Ser Trader é viciante, não confunda o vício com uma atividade que você quer fazer profissionalmente;

10 - A maioria perde dinheiro na bolsa. Entre os Traders de curto prazo a imensa maioria;

11 - Quando você começar a entender esse negócio vai se sentir confiante para operar com a certeza que vai ganhar dinheiro, você ainda não sabe nada e vai perder;

12 - Manejo de risco talvez é provavelmente a coisa mais importante;

13 - Ninguém é bom em tudo, entenda seu perfil, como gosta de operar, sua tolerância ao risco e etc, existe uma maneira de operar que te deixa mais confortável;

14 - Se existe uma estratégia que ganha em todos cenários o gênio que desenvolveu não vai te vender e provavelmente ele opera de Las Vegas ou algum lugar parecido;

15 - Os custos operacionais no Brasil são altos;

16 - Seu Backtesting vai ser muito melhor do que o sistema é na realidade, contenha a euforia;

17 - Nem todo mundo nasceu para ser Trader;

18 - Análise técnica e análise fundamentalista não são "inimigas", fuja das discussões sobre qual é melhor, elas analisam coisas diferentes, não há por quê comparar;

19 - Se o manejo de risco não for o mais importante então é o STOP;

20 - Não opere sem manejo de risco e sem Stop. Suas chances de sobreviver vão aumentar sensivelmente.

Gostaram? Comentem, compartilhem, sigam o Blog no canto superior direito.
Não gostaram? Comentem também, refutem essas "verdades", afinal ninguém é dono delas!

Abraços!!

27 comentários:

  1. Putz ,que merda de blog. Só asneiras de um playboy que acha que sabe muito , mas não sabe p. nenhuma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fácil agredir anonimamente, não!?

      Excluir
    2. Isso aí, Anônimo, é importante pra mim saber sua opinião =) hahah

      Obrigado, Ed. Abs!

      Excluir
    3. Eu concordo com cada uma delas, não vi asneira nenhuma. O Pedro deixou claro que são as verdades dele, as que ele acredita, e em momento algum se portou como dono da verdade absoluta, ou seja, não vejo onde ele achou que sabia muito, ao contrário, imagino que já apanhou muito do mercado e tirou essas lições, e as está compartilhando. Tomara que o anônimo não seja alguém iniciante prestes a testar cada uma destas 20, descobrindo do pior modo que elas se confirmam na prática.
      Dimitri Barêa

      Excluir
    4. Fala Dimitri!! Obrigado pelo esclarecimento, talvez eu não tenha sido muito claro no....

      Pode ter certeza que apanhei bastante, aliás, ainda apanho um pouquinho as vezes hahhah

      Abração!

      Excluir
    5. Me desculpem pela intromissão, mas julgar a pessoa só por ser de família rica é de uma leviandade que não tem tamanho. Todo mundo que conheço na bolsa entra pra ficar rico. Se o cara nasceu rico ou pobre, não é culpado por isso. Quem conhece, sabe que Pedro é uma pessoa bem humilde e sempre tenta ajudar. Um abraço, Pedro! Sucesso, cara!

      Excluir
    6. Obrigado Ricardão! Nem me preocupo com esse tipo de comentário, sei lá o que motiva alguém a perder tempo e vir aqui só pra xingar! hahaha

      Abração e vamo que vamo!

      Excluir
  2. Muito bom!! Tb acho que o manejo de risco é essencial!! É isso ai, parabéns por compartilhar seu conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Cousseau! Valeu pela visita e pelo comentário, fique à vontade para visitar o Blog sempre =)

      Abração!

      Excluir
  3. Tenho gostado muito de seu blog mesmo vc aplicando oufra filoskfia trader parabens. aprendiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Anônimo! Se quiser bater um papo mais direcionado sobre a minha forma de entender o mercado, de operar e etc pode me mandar um e-mail no endereço pedro.stancati@hotmail.com ou me adicionar no Skype, o nome é "pestancati".

      Abraços.

      Excluir
  4. Gostei principalmente das regras 4 e 8.

    Se cumprir essas, as outras até ficam mais fáceis. =D

    PS. tira o captcha... tão complicando demais agora com 2 imagens hehehe

    ResponderExcluir
  5. Verdade, Fabião!! Se levar esse negócio a sério a chance de dar certo é muito maior =)

    Não entendi o "ps", vou te perguntar no Facebook hahah

    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Bela postagem, Pedro!

    Concordo integralmente com todos os conceitos apresentados, principalmente no conceito Manejo de risco. Apesar de minha praia ser o FOREX, o mercado é igual a todos os tipos de ativos e futuros. Aquele que não controlar o seu capital, está fadado ao fracasso, ou melhor, à quebra do capital investido.

    att,

    www.fxbrasiltrading.com

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, Junior!
    Muda o mercado mas não mudam as premissas, né?! Tem toda razão!

    Muito legal seu site também, estou começando a dar uma olhada para mercado lá fora.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Concordo com a número 18. Mas o fato é que se ganha muito mais dinheiro na Análise Fundamentalista visando o longo prazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela visita e pelo comentário, rcf! Acho difícil afirmar isso com certeza, de qualquer forma o importante é ter resultados consistentes e acho possível chegar a eles por análise técnica e fundamentalista. Abs!

      Excluir
  9. Pedro, vc acredita em manipulação no Indice Futuro°

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, sinceramente não acredito... O mercado é movido pelo dinheiro dos grandes players, mas isso não é manipulação é a regra do jogo, algo natural.. temos que nos adaptar a ela. Abs!

      Excluir
  10. ola Pedro vc poderia mim explicar um pouco sobre manejo de risco já faz uns 3 ano que estou estudando sopre aplicações em ações pretendo mim torna um Trader já tomei umas paulada e tive ganhos também acho que no geral fiquei empatado mas vejo que vc tem muito mais experiência do que eu se poder mim ajudar eu agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diário! Agradeço sua visita e interesse em bater um papo sobre mercado. Mais fácil conversamos por e-mail, não acha? Manda um e-mail para pedro.stancati@hotmail.com e aí conversamos melhor! Abraços!

      Excluir
  11. não há muito como discordar - é tudo bem verdade

    sdds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você concorda, Guilherme! Após alguns anos de mercado essas são conclusões que eu tiro baseada no que eu vivênciei.

      Abs!

      Excluir
  12. Boa tarde Pedro!!!

    que mal lhe pergunte, como voce opera? (longo prazo, swing trade?)

    Divida algumas operacoes conosco.

    abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Giga Trader!

      Atualmente não estou operando, por isso a demora para responder sua mensagem.. o Blog também ficou muito de lado nessa nova "fase" da minha vida. Pretendo voltar logo..

      Pra não te deixar sem resposta eu operava basicamente só Day Trade de algum tempo pra ca, comecei com Swing mas ultimamente só DT mesmo, com uma filosofica de "Trend Following Intraday", com algumas diferenças dos sistemas seguidores de tendência em períodos maiores porque há um limitador importante nesse caso, o tempo. Se quiser bater um papo me manda um e-mail para pedro.stancati@hotmail.com

      Abs!

      Excluir
    2. Legal pedro, eu também apenas opero em Day Trade, poto meus gráficos no blog se voce tiver a curiosidade

      traderpensador.blogspot.com

      eu operava por tendencias antes, hoje opero mais com um conceito de a ´´a primeira trade na outra direcao´´ ...

      abraco

      Excluir