quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Nem todo mundo nasceu para ser Trader

Nem todo mundo nasceu para ser Trader. Acredito fortemente nessa afirmação e não vejo problema nenhum nisso, não considero um pensamento arrogante ou preconceituoso.

Nem todo mundo nasceu para ser atleta, nem todo mundo nasceu para ser médico, eu não posso ver sangue que já fico apavorado, imagina só um médico assim?! Eu tentei ser jogador durante anos e com 16 anos quando encerrei minha “carreira” tinha a certeza que não nasci para aquilo, não tinha algumas características imprescindíveis para ser um tenista, não sinto que sou menos do que alguém por isso, simplesmente não nasci para ser jogador de tênis. Vejo 2 motivos principais: tinha dificuldade em acreditar em mim contra adversários mais bem ranqueados ou favoritos, e o que mais importa, não estava disposto de abrir mão de ter uma adolescência normal para me sacrificar pelo esporte. Todo grande esportista teve que fazer essa opção, abrir mão de uma infância e juventude “normal” para se dedicar ao seu esporte, eu percebi que não estava disposto a isso. Portanto não vejo problema nenhum em aceitar que nem todos nasceram para ser Traders.

Como em qualquer outra atividade para ser Trader a pessoa precisa de certas “qualidades”. Ainda que seja difícil mensurar exatamente que qualidades são necessárias para um bom Trader com certeza disciplina, alta capacidade de concentração, frieza, persistência, paciência e controle emocional estão entre elas.

Esse post é uma reflexão que vem para completar uma antiga postagem em que eu falo da necessidade de se tratar o trabalho como Trader da mesma forma que outra atividade qualquer, com o mesmo “respeito”. Segue o link caso queiram ler - http://stancatitrader.blogspot.com.br/2013/03/a-ilusao-da-bolsa.html

O caminho para se tornar um Trader é longo e muito duro, como qualquer profissão, e meu objetivo aqui não é desencorajar ninguém, mas acho muito importante ter a consciência de que esse negócio não é fácil e das possibilidades que existem.

Um Trader pode atuar de diversas maneiras e cada uma delas exige mais de você em algum aspecto. Um Day Trader que opera Índice Futuro no gráfico de 3 minutos com muito sucesso pode migrar para um gráfico mais lento e ter dificuldades, da mesma forma alguém que opera opções a seco no Day Trade pode ter dificuldade ao tentar operar ações e um especialista em Trend Following (seguir tendências) pode sofrer com estratégias de volatilidade, nenhum Trader é bom em tudo e você não vai ser o primeiro, por mais que o primeiro contato com o mercado e algumas armadilhas possam sugerir isso.

Em resumo quero dizer que é importante entrar nesse mercado consciente de que não se torna um bom Trader do dia para a noite, que existem diversas formas de operar e que esse negócio não é para todo mundo. Digo isso porque quando ao conversar com Traders experientes quando estava começando enxerguei melhor todas as possibilidades ao levar um “balde de água fria”. A maioria das pessoas que entra no mercado e tem tempo livre quer logo de cara operar Day Trade, de preferência em gráficos muito curtos. A minha dica é: não vá com sede ao pote, comece devagar, com pouco dinheiro, se permita conhecer melhor o mercado antes de acreditar que precisa operar Day Trade super alavancado e ainda por cima ter resultados logo de cara, você não vai ter!! Respeite o mercado, se você quebrar ele vai continuar existindo do mesmo jeito. 

O mercado é sedutor, a busca por altos retornos, pessoas mau intencionadas, falsas ilusões que se criam no primeiro contato com esse negócio, a falta de conhecimento do dia a dia no mercado e outros diversos fatores são responsáveis por cativar as pessoas, fazer com que sintam que é questão de tempo até estarem ganhando muito dinheiro, em outro post vou falar com detalhes sobre esses sentimentos dos novos "Traders". Eu quero justamente fazer o contrário, colocar "medo" em quem entra no mercado, acho que o tempo de sobrevivência na Bolsa seria muito maior se as pessoas tivessem maior consciência de como tudo isso funciona. E o resultado seria mais gente com fôlego para entender melhor seu perfil, operar da maneira que se sente mais confortável e conseguir melhores resultados. Os que não "nasceram para isso" também chegariam a essa conclusão menos machucados (ou perdendo menos dinheiro) e no tempo certo. O que acontece hoje é que muita gente sai da bolsa não porque não tinha perfil para isso mas porque não teve tempo de "maturação" para passar por todas etapas até tornar um operador consistente.


Grande abraço a todos! 

23 comentários:

  1. Obrigado, Dimitri!! Sei que é vc... rsrsrs
    Espero finalmente dar ao Blog a dinâmica que prometo há algum tempo. Fique à vontade para visitar sempre esse espaço! Abração.

    ResponderExcluir
  2. Pedro gostei muito de seu post me add ai na sua lista e gostaria que acompanhasse outros blogs sobre finanças. abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá, aprendiz! Obrigado! Não entendi muito bem onde vc quer que adicione, não consigo acessar seu perfil. Se puder entre em contato comigo por e-mail, por favor, no endereço pedro.stancati@hotmail.com

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Pedro,
    Esta no mercado a quanto tempo ?
    Vc considera que não tem perfil pra trader, é isso ?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo, acompanho o mercado desde 2008, operando de fato desde 2009. Eu comecei operando Swing Trade com algum sucesso, o ano de 2009 facilitou bastante, e depois comecei a ter mais dificuldades. Hoje sou Day Trader e considero que tenho perfil para isso sim. Quando comecei a me dedicar ao mercado resolvi tentar entender os diferentes tipos de operações e etc e me encontrei operando da forma que opero hoje. Abs.

    ResponderExcluir
  6. Pedro, muito bom o texto!!
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela visita e pelo comentário, Daniel! Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela visita e pelo comentário, Germano! Abs!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, a triste realidade, porém com muito empenho e força de vontade, espirito empreendedor qualquer um pode se tornar trader, nem todo mundo tem perfil para operar índice, tem gente que se destaca mais nas commodities que modéstia parte é ótimo para rentabilizar capital. Abraço continue com o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Spot, sinto que falta isso as vezes, a percepção de que talvez operar determinado ativo ou de determinada maneira não seja a melhor opção. O importante é justamente rentabilizar o capital de maneira consistente e, de preferência, confortável nas operações. Valeu pela visita e pelo comentário, fique a vontade para acessar o Blog sempre que quiser! Abs!

      Excluir
  10. Prezado Pedro,

    primeiramente parabéns pela postagem. Realmente, como você colocou, ser um traer é muito difícil, e mais difícil ainda é conseguir lucrar com constância. Levando em conta a alta taxa de perdedores do mercado, podemos destacar que a falta de disciplina + perfil de trader são fatores que colocam essas pessoas na faixa dos que perdem dinheiro no mercado, seja ele qual for,moedas, futuros, ações etc.

    Acontece, também, que muitos investidores não conseguem lucrar em determinados períodos de tempo, e por isso acham que o problema poderá ser resolvido diminuindo esses períodos de negociação. Ou seja, acabam virando daytraders.

    Acredito que a vontade de ganhar dinheiro é muito maior do que a de não perdê-lo.

    att

    www.fxbrasiltrading.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, agradeço novamente a visita e participação através do seu comentário! Tem razão, as vezes os investidores perdem dinheiro em determinado tipo de operação e tentam mudar o período (migrando para Day Trade ou de Day Trade para operações mais longas) e o problema as vezes não está aí.
      É uma luta diária essa profissão e adquirir consistência é realmente difícil.

      Abração!

      Excluir
  11. Parabéns! bons considerações!

    mas você acredita que a profissão trader vai se manter por muito tempo? Devido aos algoritmos que são cada vez mais usados.

    abrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Anônimo!

      Essa pergunta é pertinente... sinceramente não tenho uma opinião muito formada, no Brasil os robôs existem em escala muito menor do que nos EUA, por exemplo, e lá ainda existem Traders. Como estamos muito atrasados em relação a eles da pra dizer que temos vários anos ainda pela frente... rsrsrs

      De qualquer forma os robôs mexem com o mercado é não da pra dizer que é impossível os Traders que operam "no dedo" sumirem... tenho um pouco de receio... paralelamente abre-se cada vez mais espaço para a automatização de estratégias, além de vários outros desdobramentos do aumento das operações com robôs.

      Abraços!

      Excluir
  12. Parabéns pela postagem, Pedrão! Realmente o ideal é cada um achar o seu "tempo gráfico" para poder operar com maior tranquilidade (se é que existe isso na Bolsa... hehehe). Alguns se adaptam melhor com o "buy and hold", outros com o "trend following", outros operando mini-índice, outros como "day traders", mas em qualquer que seja a estratégia escolhida, deverá estudar MUITO para poder sair da manada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, André!! Sou exemplo vivo de que operar fora da zona de conforto pode ser extremamente prejudicial aos resultados, eu melhorei muito minhas operações quando comecei a operar de uma forma diferente, mais adequada ao meu perfil. As vezes as pessoas acham que são super agressivas e na verdade não são, ou então até são, mas ser agressivo não necessariamente significa alavancar 10 vezes o capital e operar Scalper. Obrigado por prestigiar o Blog mais uma vez. Abração!

      Excluir
  13. Legal sua materia , parabens pela sua iniciativa de colocar este blog com a intencao de ajudar e mesmo tempo ser sincero , ser trader e possivel mas se necessita muita dedicacao e paciencia , nao e so interpretar o grafico mas tentar interpretar o que passando na cabeca de outros traders que Sao seus competidores , o day trader ou o curto prazo trader ou o longo prazo , um livro que eu recomendo para o pessoal ler desculpa nao sei se tem no brasil chama a arte de apremder o autor e josh waitzko nao quero fazer o comercial mas sua uma dica ...um abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marc, agradeço a visita e o comentário!! O Blog tem realmente esse objetivo de ser um canal para eu colocar minhas impressões e convicções sobre o mercado, sempre enfatizo que não há nenhum dogma aqui. Obrigado pela dica do livro, vou dar uma olhada! Abraços!

      Excluir
  14. Respostas
    1. Obrigado, Raildo! Fico feliz que tenha gostado!

      Abraços!

      Excluir